Recém-Formada
- elisabethc.monteiro
- 22 de out. de 2019
- 1 min de leitura
Todo o jovem tem a esperança de terminar sua formação, sendo ensino superior ou formação profissional, e encontrar uma profissão na sua área ou áreas afins.
Mas no meio de tantos desafios impostos aos jovens, desde o conseguir entrar numa universidade e conseguir terminar com resultado positivo seu curso ainda tem o desafio maior que é conseguir trabalhar na área escolhida.
Nos últimos tempos, os tais ditos "estágios" foi a forma que as entidades públicas e privados encontraram para conseguir mão de obra grátis para desempenhar funções nas organizações. E a tal pergunta...investimos na nossa formação para ser somente estagiários? Até quando?
Uma outra preocupação de qualquer recém-formado é a experiência profissional que tantos nos exigem nos concursos de recrutamento de técnicos (que em alguns casos não passa de uma fachada para a contratação dos nossos conhecidos). Nos regulamentos dos concursos de recrutamento, tanto público como privado, exigem entre 2 a 5 anos de experiência dependendo de qual função se está a recrutar. Mas como um jovem adquire experiência profissional se nenhuma organização se dispõe a dar a contratar um recém formado?
Gostaria de pedir as entidades, públicas e privadas, que dêem oportunidades aos jovens de mostrarem suas capacidades e de adquirirem experiência profissional nas suas áreas de formação, pois só assim teremos jovens capacitados para desenvolver funções nas suas áreas de formação.
Comments