top of page
Buscar

"As correntes dos estágios"

  • elisabethc.monteiro
  • 12 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de abr. de 2020

Desde criança somos questionados sobre o que seríamos quando adultos. Muitas crianças sonham em ser médicos, advogados, piloto, professores...mas agora acho que a resposta mais correta seria SER FELIZ".

Nossos pais investem muito na nossa educação e para que depois de todo o investimento conseguirmos trabalhar na área que desejamos e estudamos para tal. Mas o primeiro obstáculo que nos põem é a tal "Experiência profissional"...e para tal precisamos de chances nas organizações, sejam elas públicas ou privadas, para desempenhar-mos funções de acordo com as nossas áreas de formação.

Mas para explorarem essa expressão, inventaram os Estágios, seja curricular ou profissional, Investimos na nossa formação e agora estamos, constantemente, sujeitos a estágios de 3 a 6 meses e no final desse período somos informados que por insuficiência de verbas não será possível contratar-nos e com nossa saída procuram novos estagiários para desempenharem essas funções (funções essas que só não contratam profissionais para o fazer pelo simples facto de estarem a poupar seus fundos).


Agora eu pergunto...como conseguir experiência profissional se nenhuma organização se digna a nos dar a chance de trabalharmos e desempenhar nossas funções sem estarem a explorar nossos conhecimentos? Até quando as entidades responsáveis vão tapar os olhos para este tipo de situação? E ainda saber que até mesmo algumas dessas entidades responsáveis praticam este ato.


Até quando, nós os jovens, vamos nos sujeitar a isto? Será que não há nada que possamos fazer para que este tipo de situação de exploração (porque é sim uma exploração estar a desempenhar função de um profissional e não ser remunerado por isso e nem mesmo ter sua capacidade valorizada e reconhecida).

O nome "estágio" é só a forma, menos pejorativo, que acharam para abordar a exploração que muitos jovens recém formados tem passado.


 
 
 

Comments


©2019 por Cantinho "Entre folhas". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page